O Dia do Profissional de Educação Física

 

Em 1º de setembro de 1998 foi aprovada a lei 9696 que regulamenta a profissão de Educação Física e cria o sistema CREF/CONFEF. Desde então o próprio conselho tenta estabelecer para a data, o dia do Profissional de Educação Física.

 

Porém, perguntamos: Comemorar o quê? Os salários são baixos, quase sempre os contratos de trabalho são informais, os estagiários ainda são vistos como escravos, a população carente não tem acesso a espaços públicos de lazer e esporte, a cultura popular é massacrada pela super-valorização dos esportes comerciais e padronização de movimento e a nossa área cada vez mais se fragmenta e se isola.

 

Então de que nos serve essa tal regulamentação da profissão?

 

Com o intuito de “proteger” a sociedade dos leigos, os Conselhos reservam uma fatia do mercado aos profissionais da área. E consideram leigo qualquer um que não possua o registro profissional, mesmo professores de EF que não se filiam ao CREF ou trabalhadores da Cultura Corporal, como mestres de capoeira.

 

A qualidade da formação dos professores que atuarão no mundo do trabalho de forma cada vez mais fragmentada e desqualificada em cursos precários não são discutidos

E afinal, porque o diploma só não basta?

 

Sua única atuação na formação dos futuros trabalhadores/as da área tem sido na elaboração das atuais Diretrizes Curriculares de Educação Física, que dividem essa área de conhecimento em Licenciatura e Bacharelado. E atualmente, após a aprovação dessas Diretrizes pressiona as Instituições de Ensino Superior (privadas e públicas) a dizerem aos estudantes que licenciados só podem trabalhar na escola. O que é uma grande mentira! Segundo o parecer 400/05 do Conselho Nacional de Educação, o licenciado tem ampla atuação, ou seja, pode trabalhar dentro e fora da escola – o contrário do que o CONFEF diz.

 

Em qualquer campo de atuação lidamos diretamente com a cultura corporal a partir da prática pedagógica, portanto somos todos professores e professoras, e nosso dia, 15 de outubro!

 

LUTAMOS PELA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO!

 

CONTRA OS SISTEMAS CONFEF/CREFs!